Os Benefícios do Cérebro Bilíngue

Um cérebro bilíngue tem um grande poder

Você já ouviu falar dos Benefícios do Cérebro Bilíngue?
Além da vantagem que um idioma estrangeiro fornece no mercado de trabalho, um novo idioma pode potencializar outras áreas na sua vida, sendo uma delas: O aprendizado. Através da Neuroplasticidade que o cérebro possui, o aumento das conexões de neurônios são ampliadas com o conhecimento de forma geral, mas quanto a assimilação de um novo idioma este aumento na neuroplasticidade é um tanto notável, de acordo com Mia Nacamulli.

Veja esse vídeo do TED-Ed: https://www.youtube.com/watch?v=MMmOLN5zBLY

Sob esta ótica vale a pena lembrar que o lado esquerdo do cérebro cuida das situações analíticas, o direito das situações emocionais e o córtex pré-frontal das decisões de cunho executivo-analítico e criatividade. Logo, como o aprendizado de uma nova língua fornece um aumento na ramificação dos neurônios via neuroplasticidade, a integração entre estas três distintas áreas se torna muito relevante.🇬🇧 De acordo com alguns pesquisadores, como a Dra. Ellen Biallystock (U.Y. Toronto-CAN) e o Dr. Sam Glucksberg (Univ. de Princeton- USA) o cérebro bilíngue possui uma maior capacidade no campo da empatia, devido a um maior número de gatilhos mentais contrários a comportamentos de cunho cínico e no foco, devido ao fato de que o aprendizado de uma língua se torna uma grande “ginástica mental”.

Por fim, é muito importante ressaltar que os benefícios vão além do aumento na capacidade do aprendizado, maiores oportunidades no mercado de trabalho e aumento no foco, mas também para a vida de forma geral. 🇺🇸 Aprender uma nova língua, como Federico Fellini uma vez afirmou, é aprender uma nova visão de mundo!
João Pedro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *