Design Thinking é uma metodologia que traz estrutura para a constante melhoria e inovação, tendo o usuário no centro do processo. Na educação precisamos pensar constantemente na Experiência do Usuário e como alcançar melhores resultados com os alunos e na operação dentro da Instituição de Ensino.
O conceito de Design Thinking não é novo, mas foi estruturado e amplificado nas empresas de tecnologia a fim de se obter não somente a otimização dos processos dentro de uma empresa, mas também pela busca da experiência do usuário e destruir obstáculos que podem minar a eficiência do serviço ou utilização do produto. Na educação o conceito de Design Thinking vem ganhando espaço por conta das novas ferramentas e metodologias disponíveis. É um framework fantástico para quem quer inovar a sua Instituição de ensino.
As etapas do Design Thinking são (de modo geral):
- Empatia pelo usuário
- Definição do problema
- Ideação: vamos considerar todas possíveis soluções
- Prototipagem e iteração: vamos testar os primeiros conceitos
- Testar as soluções mais estruturadas
- Design: Implemente a ideia e coloque a visão em prática
Essa estrutura é maleável e pode ser ajustada para cada cenário! O mais importante é cosiderar o usuário no centro do problema.
Existem vários cursos na Internet para DT, e abaixo está um vídeo da Nielsen Norman Group a respeito dessa metodologia fantástica:
Espero que tenham gostado! Considerem a inovação com esse fantástico framework!
João.